top of page

JONGO DA SERRINHA

O jongo é uma dança de origem africana do Congo-Angola considerado o pai do samba, que teve sua herança preservada nas senzalas durante a época das plantações de café no sudeste no vale do Paraíba, no interior dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Com as leis abolicionistas os negros foram libertos, porém não tinham oportunidades de empregos moradias, não podiam votar eles não eram considerados cidadãos,com isso eles procuravam meios de subsistência e sobrevivência criando as primeiras favelas do rio de janeiro como a serrinha (JONGO DA SERRINHA, 2015).

 

A dança do jongo antigamente era denominada somente aos idosos, os jovens e crianças não podiam dançar apenas observar os mais velhos, pois havia rituais de feitiçarias (encantamentos). O jongo aborda temas do cotidiano e da relação do homem com a natureza.

 

O mito de que o jongo é o pai do samba origina-se da mistura das percussões africanas com as harmonias portuguesas. As famílias que moravam na serrinha participavam das rodas de samba praticando o jongo.

Em 29 de novembro de 2015 foi inaugurado o Centro Cultural da Casa do Jongo, que se mudou para a Rua Silas de Oliveira, em um terreno de 1700 m2, cedido pela prefeitura do Rio de Janeiro. Originalmente, a Casa do Jongo funcionava dentro da comunidade da serrinha onde permaneceu por anos, até o momento em que, durante uma operação policial, a casa foi invadida, tornando inviável a permanência do jongo no local. Antes da mudança para o atual local, a casa do jongo chegou a funcionar somente com o espaço da biblioteca.

 

O jongo foi o primeiro patrimônio imaterial do Rio de Janeiro considerado pelo IPHAN, o que fez com que ganhasse força e visibilidade.

 

O Centro Cultural Jongo da Serrinha oferece diversos tipos de atividades culturais e sociais como: aulas de jongo, de artes, de canto, cavaquinho, violão, cuíca, capoeira, dança de salão, além de oferecer projetos de alimentação saudável e aulas de Política cultural.

 

A casa funciona com o apoio de instituições como a Petrobras, o Governo federal, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, dentre outros.

 

 

Referência

 

JONGO DA SERRINHA (2015).  Página da Web. Disponível em: www.jongodaserrinha.org.com, acessado em 21 de dezembro de 2015. 

tia maria do jongo
Rio-de-Janeiro_Jongo-da-Serrinha_MG_3442a
mestre darcy - criador do jongo
IMG-20160107-WA0041
IMG-20160107-WA0026
IMG-20160107-WA0017
foto das 4 no espetaculo
acervo moradores
acervo moradores 3
acervo moradores 2
1175554511_jongo

© 2016 por Paula Rocha.                                                                                                                                                   Criado com Wix.com

bottom of page