top of page

IGREJA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE CAMPINHO

Em 1589, os padres jesuítas da Companhia de Jesus adquiriram a fazenda de Santa Cruz e para atingir esta propriedade, fez-se necessário abrir o caminho que deu origem à Estrada Real de Santa Cruz (formada pelas atuais Avenida Ernani Cardoso e Rua Intendente Magalhães). No cruzamento entre a Estrada Real de Santa Cruz, a Estrada de Jacarepaguá (atual Rua Cândido Benício) e a Estrada de Irajá (atual Rua Domingos Lopes), havia um local de parada onde os viajantes tinham por costume descansar, antes de dobrar rumo às suas terras, deixando seus animais pastarem em um pequeno campo existente no encontro desses caminhos – eis daí o nome atribuído ao largo: “Campinho”. (ROCHA, 2012)

 

O lugar se tornou passagem obrigatória não somente para se chegar à Fazenda de Santa Cruz, mas para atingir outras localidades, o viajante tinha que passar pela Estrada Real de Santa Cruz e, por conseguinte, pelo Largo do Campinho. Muitos vinham das províncias, como São Paulo e Minas Gerais e, muitas vezes optavam em fazer uma pausa no largo, antes de enfrentar o trajeto final para a cidade do Rio de Janeiro. Ali, no século XVIII, foi aberta uma estalagem, servindo por mais um século aos viajantes, inclusive Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), o qual pernoitou por diversas vezes na hospedaria, em seus deslocamentos da Vila Rica (Ouro Preto) para o Rio de Janeiro. Ao lado da estalagem havia o oratório da Fazenda do Campinho.

 

Este oratório, que a partir de 1860 veio a se transformar em uma capela, deu origem a Igreja Nossa Senhora da Conceição, construída a partir de 1862, com a doação do atual terreno da igreja ao Laboratório Pirotécnico de Campinho por Domingos Lopes da Cunha.

 

 Mesmo funcionando como oratório, em 1802 alguns casamentos acontecerem em suas dependências.

Em 1979 a Igreja sofreu um incêndio, perdendo todo o telhado. Possui um altar em mármore doado pelo Sr. Ernani Cardoso, sendo original da época da construção da Igreja. Consta ainda que, em 1908, foi nela celebrado o casamento de Edgar Romero.

 

 

 

REFEÊNCIAS

 

ROCHA, Josielle Cíntia de Souza (2012). A imagem e a identidade suburbana carioca na construção da cidade olímpica - o caso Campinho. III Seminário internacional de urbcentros Outubro de 2012.

bottom of page